terça-feira, 6 de novembro de 2012

Depoimento de Leitura e Escrita

Como descrever o poder do livro. O livro é uma grande fonte de imaginação, de aquisição de novos conhecimentos de novos saberes, de novos pensamentos e com ele podemos viajar a diferentes lugares, conhecer o mundo, como agem, vivem e pensam pessoas de diferentes países e civilizações. Hoje em dia, consigo entender seu real valor e importância.
Minha passagem pela leitura e escrita durante a infância e adolescência seguiu de leituras pouco motivantes, de leitura para uma prova do livro, para vestibular, ou seja, leitura obrigatória, sem prazer realmente.
O que me marcou nos anos iniciais na escola, foi minha professora de primeira série, que nos presenteava com pequenos livros de acordo com nossas conquistas. Lembro dos “Dálmatas”, “O Pequeno Polegar”, “Branca de Neve” entre outros. Quanta felicidade na leitura desses livros conquistados com nosso esforço e saberes. Lembro de guardar esses livros como um tesouro muito valioso e acredito que eles contribuíram e muito com minha vontade de aquisição de novos conhecimentos e despertar aquela vontade de sempre aprender.
 Admito que nunca tive paciência pela leitura de grandes livros e estórias, porém essa fase contribuiu e muito na minha forma de leitura e escrita. Adorava ler em voz alta, pronunciar as palavras corretamente e ver o reconhecimento de meus colegas. Alguns me chamavam de “puxa-saco”, CDF etc, mas nunca me importei com isso, pois tinha o respeito de meus colegas e de meus professores. Infelizmente isso não ocorre da mesma maneira nos dias de hoje. Muitos sentem vergonha de mostra o que sabem para não serem rotulados e serem “diferentes”. Devemos incentivar para que esse hábito não se perca e que possa fazer parte de suas vidas, o prazer de ler e mostrar que sabem para que assim possam ler com fluência no decorrer de sua vida escolar e adulta.

Postado por Wanderson Fernando Rocha da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário